segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Participação dos Alunos da 3° Idade do Projeto Conviver no Desfile de 7 de Setembro


PROJETO CONVIVER (AULA DE GINÁSTICA PARA 3° IDADE)

A aula de Ginástica para a 3° Idade é mais uma atividade do Projeto CONVIVER da Secretaria de Assistência Social de Miranda.  Projeto esse que a cada dia vem aumentando mais o número de alunos, devido os benefícios que se adquire com a prática de Atividade Física, e também ao excelente trabalho desempenhado pelo Professor “Erbison” (BUDA) supervisionado pelo Professor Roberto, assim, a mais de 3 anos no Projeto.

Essa atividade Física é realizada 3 vezes na semana (Segunda, Quarta e Sexta - feira) no salão da Assistência Social. A idade para participar dessa aula é a partir dos 55 anos de idade; como vocês podem observar, há alguns alunos com menos de 55 anos participando das aulas, que nesse caso, é liberado pelo professor para que os acompanhem ás aulas incentivando assim os Idosos.

Alguns benefícios dos exercícios para terceira idade são:
Melhora da velocidade de andar
Melhora do equilíbrio
Aumento do nível de atividade física espontânea
Melhora da auto-estima
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca
Melhora da ingestão alimentar
Diminuição da depressão

Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
Fortalece os músculos das pernas e costas;
Melhora os reflexos;
Melhora da coordenação motora;
Melhora a velocidade de andar;
Incrementa a flexibilidade;
Mantém o peso corporal;
Melhora a mobilidade;
Diminui o risco de doença cardiovascular.


Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 40% para 10% o número de IDOSOS incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário