quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Resposta ao leitor - Agachamento Livre

TREINAMENTO

AGACHAMENTO LIVRE



André

Primeiro,  parabéns pelo excelente trabalho, o Blog está cada vez melhor. Sabemos que o Agachamento Livre é um dos exercícios mais estudados da musculação. Gostaria de saber sobre essa questão quando o joelho ultrapassa a ponta dos pés... Para evitar “possíveis lesões”

Reposta

Lesões em musculação são muito raras e só ocorre por descuido, excesso de carga ou técnicas inadequadas, por vezes decorrentes do peso excessivo. O agachamento deve ser realizado em posição anatomicamente confortável dos pés, com uma ligeira inclinação à frente para equilibrar o centro de gravidade, mantendo o peso do corpo apoiado sobre os calcanhares. Dobrar os quadris e os joelhos, fazendo uma inspiração profunda. 

Observe: se ao agachar não sentir  falta de equilíbrio, desconforto na coluna lombar e nos joelhos, o movimento poderá ser completo, como fazem os levantadores de peso e bodybuilders em geral. 

Atingindo posições mais baixa, o ar deve estar bloqueado nos pulmões e haverá uma breve apneia no ponto de maior dificuldade do movimento, para estabilizar a coluna com aumento da preção intra-abdominal (o uso de um cinturão ajuda, ajuda quando a carga é elevada).

Retornar, sem relaxar os músculos e sem impulso, até o ponto em que a maior dificuldade for ultrapassada e, então, fazer a expiração. Reiniciar o movimento, podendo fazer uma inspiração adicional, estando ainda em pé.

Benefícios do Agachamento livre - Fonte: YouTube



É um erro adotar posições antinaturais dos pés, acreditando enfatizar o trabalho muscular, porque as articulações poderiam trabalhar com tensões excessivas em seus ligamentos. Quando se obedecem as normas acima descritas de conforto e segurança, ou não, a linha da ponta dos dedos dos pés é um cuidado desnecessário.


Como realizar o movimento - Fonte: YouTube

Fonte: Revista Musculação & Fitness - Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário